24 setembro 2005

Turismo rural: A Casa da Selores



Os solares constituem um património erigido, legados de antigas famílias. Símbolos da gloriosa história e cultura portuguesas, permitem uma experiência única das vivências com um passado longínquo mas presente e poderão acolher os visitantes com grande simplicidade e tradição e constituir-se como “uma bolsa de oxigénio” para o citadino com stress. Este tipo de turismo tem muitas virtualidades num futuro próximo.

A Casa da Selores poderia constituir um pólo de desenvolvimento da aldeia e até do concelho na sua vertente turística. A necessitar de uma recuperação urgente, cremos encontraria facilmente fundos comunitários ou outros para desenvolver diversos projectos que passamos a enumerar.

A proposta turística passaria pela possibilidade dos visitantes poderem pernoitar num conjunto de casas emblemáticas da região, a casa da Selores seria uma delas. O argumento para captar turistas passaria para além de todas as razões ligadas ao ambiente, à rusticidade envolvente, a de esta se inserir numa região que está na moda – o Douro. Estar em contacto com as tradições, a gastronomia e a cultura rural em plena região do Património Mundial da Humanidade, o Alto Douro Vinhateiro, o cenário ideal para se partir à descoberta do Portugal profundo.

A Casa da Selores poderia proporcionar a quem a visitasse a descoberta de uma forma de turismo diferente, convidando-o para uma estadia de total independência em plena natureza. Com certeza constituiria uma oportunidade para desfrutar, não só de alojamento típico, mas também de paisagens naturais e de um ambiente sereno, aliando o contacto entre o homem, a natureza, a cultura e a vida quotidiana do mundo rural.

Bem recentemente parte da Casa transitou de dono por duas vezes e segundo cremos não houve uma proposta da Câmara Municipal para a sua aquisição e potenciação. Noutra vertente a Casa da Selores poderia ser pensada para dinamização de um pólo de apoio às actividades da educação do concelho. O espaço de terreno envolvente, dando largas à imaginação dos decisores, poderia proporcionar um sem fim de aproveitamentos nesta vertente: museu concelhio, quinta de aprendizagens, construção de ateliers de apoio às escolas...

1 comentário:

Isabel da Veiga Cabral disse...

É uma pena a Casa de Selores estar no estado de quase ruína. O que pensa fazer com ela o novo proprietário ? Depois de passar de mãos duas vezes continua na mesma. Pode-me dizer a quem pertence agora?
Cumprimentos,

Isabel da Veiga Cabral
e-mail- isabelveigacabral@gmail.com