23 fevereiro 2013

Fechar a porta? (2)

(...)
A racionalização que tem servido de base ao encerramento de serviços públicos no interior, à falta de investimento público e a uma descriminação positiva parece pressupor a desistência face a uma parte do território onde há pessoas com direito à sua dignidade. A relação de pertença entre o território e o indivíduo não pode ser apenas olhada pela ótica económica, porquanto o abandono de vastas regiões do país porão em causa o conceito de soberania sobre elas. Como defende Adriano Moreira, a resistência deve prevalecer sobre a desistência e ser uma base para a sustentação das zonas do interior. Apostar decididamente em algumas aldeias é uma medida sensata porque, senão, corremos o risco de todas desaparecerem e com elas todo um património que urge preservar. E como?

Se a coesão social e territorial são importantes, o Estado existe para corrigir assimetrias. São necessários incentivos ao investimento e discriminação dos impostos, de forma a estimular a atividade económica. É necessária uma política virada para a agricultura e a florestação apoiando culturas autóctones, certificando produtos agrícolas, disponibilizando apoios técnicos e financeiros. Por outro lado, ao longo dos séculos, os nossos antepassados construíram um património rural expresso na arquitetura dos espaços e dos edifícios, nos saberes construídos e transmitidos que devem constituir legado digno de respeito pela memória que nos cumpre honrar e respeitar. Cuidar deste espaço constituído essencialmente por pessoas e todas as suas manifestações culturais (os usos e costumes, a gastronomia, os sabores, os dizeres…), que são a nossa maior riqueza, deverão constituir pecúlio para rentabilizar.

Recursos humanos com a capacidade de realizar aqui e fora de portas não faltam. É aconchegante saber que temos a maior empresa de distribuição de fruta do distrito, uma das maiores na produção de mel, diversos casos de sucesso na produção de maçã, vinho, azeite, queijo...

(A seguir: o ambiente natural)

Sem comentários: