07 agosto 2012

Confraria "Bota P`ra Carrazeda"


Nos anos 60 chegava em pleno mês de Agosto, uma comitiva de músicos à aldeia de Muxagata em  Foz-Côa; O já famoso grupo Os Zíngaros fez de imediato uma arruada pelas ruas da aldeia, espalhando o som das gaitas de fole e dos bombos pelos quatro cantos da terra; Era Agosto e a meio da tarde o Sol, apertava como é costume por estas bandas; Os locais vendo o esforço e dedicação despendidos pelos Zíngaros, debaixo do forte calor, começaram a gritar " A bota P`ros da Carrazeda...": A bota não era mais do que uma pele de cabra onde o vinho era comunitariamente servido passando de boca em boca; Este grito ficou imortalizado nos nossos distintos representantes e chegou até hoje. Na comunidade emigrante, na malta jovem que estuda fora, em toda a gente que não esquece as suas raízes é comum ouvir-se o grito do Ipiranga "Bota p`ra Carrazeda"... Imbuidos deste espírito renovador e conscientes que a nossa terra precisa de um novo grito do Ipiranga, para sair do marasmo em que se encontra vimos por este meio convocar os espíritos mais abertos e atentos para a fundação da Confraria " Bota P`ra Carrazeda ", cujos estatutos oportunamente serão discutidos em assembleia.

Nuno Carvalho 

2 comentários:

Anónimo disse...

"O processo de reorganização administrativa territorial autárquica pode aproximar-se “perigosamente” das eleições autárquicas de 2013, avisa a Associação Nacional de Freguesias (Anafre). “Eu temo que as eleições sejam afectadas por esta reforma já que é muito possível que o Orçamento do Estado suspenda o processo." in Diário Iinformação 07 de Agosto
quer dizer, reforma administrativa, fusão de freguesias, o que lhe queiram chamar...talvez o termo certo seja FAZER DE CONTA, já era...e diz o Passos Coelho "que se lixem as eleições"! Conversa! Os votinhos fazem tanta falta para manter os interesses instalados, os privilégios dos caciques todos do partido!

Anónimo disse...

Isto é medo, incompetência, prepotência do ministro Relvas e 1º Passos Coelho, para quem os votos, a subserviência e o compadrio aldeões estão pimeiro que tudo!
Fica a mais inportante reforma democrática do Estado por fazer, e/ou, a ser feita, será de acordo com incofessáveis interesses do PSD!
Não pode haver consideração por políticos deste tipo!