Expresso 28/07/2012
Uma política nacional e europeia de apoio aos cereais deveria potenciar a cultura que é verdadeiramente estratégica para independência alimentar do país, ou tão só para atenuar a nossa dependência. O aumento de preços dos cereais pode ajudar ao desenvolvimento da cultura com prejuízo do bolso dos contribuintes porque este encarecimento levará ao aumento de preços da carne, ovos, lacticínios...Coisas boas e más.
Boa para o mundo agrícola. O desenvolvimento da cultura terá virtualidades para o mundo rural que assim verá diversificar as culturas agrícolas.
O cultivo dos cereais foi relevante no concelho e o seu abaixamento de custo acabou com a sua produção. As zonas de planalto do distrito poderiam ter mais uma forma de obter mais valias...
4 comentários:
O mundo rural acabou.Falemos antes e apenas em mundo agrícola.
Portugal chegou aos anos 70 como um país predominantemente rural e com a maior da parte população sem acesso à educação, à saúde ou a bens culturais.
Em apenas quatro décadas as mudanças foram enormes e a um rítmo acelerado.
Num momento em que cresce o ruído sobre as razões por que Portugal está endividado, vale a pena recordar a despesa pública necessária para transformar a realidade nacional...
Texto - Elsa Andrade
Não sei se foi o abaixamento de preços que levou ao abandono dos cereais.Os cereais faziam parte do mundo de subsistência(auto suficiência)que caracterizava o mundo rural(o homem escravo da agricultura).Agora,a sua produção requer maiores extensões e,talvez,o regadio,além do mais.
Quem me dera no tempo em que também eu segava! Era duro,era,mas tão compensador!..."Ó tempo volta para trás..." Era muito feliz nessa época em que havia partilha de tudo o que se colhia e não só...até o trabalho se partilhava, mesmo com quem tinha muito mais que a gente .Só custava levantar cedo.
Enviar um comentário