08 julho 2007

Ecotopia em defesa da Linha do Tua

Um grupo de 12 activistas da defesa do património natural, integrados no byketour do movimento internacional Ecotopia, chegou ontem a Mirandela de bicicleta para viajar de comboio pela Linha do Tua. "Esta linha é única e por isso nós chamamos a atenção para a importância da sua manutenção", explicou João Lopes, coordenador em Portugal do Movimento Ecotopia.
(...)
Milheiro Oliveira, administrador do Metro de Mirandela, recebeu o grupo e frisou a importância de reunir todos os apoios possíveis na defesa de uma linha que, sublinhou, "já é parte integrante da paisagem". O byketour do Movimento Ecotopia arrancou no início de Junho, em Barcelona, e vai terminar, no início de Agosto, em Aljezur, com a concentração de mais de 500 activistas de todo o mundo. (do Público)


Não se sabe quando é que vai ser recuperado o troço da linha onde um desabamento de pedras provocou a queda de uma composição ao rio, em Fevereiro, fazendo três mortos. O concurso público para as obras de recuperação já foi lançado, mas a sua execução também vai depender das conclusões do relatório que está a ser elaborado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Não há datas previstas nem planos para a reabertura, nem quanto vão custar as obras. "O valor deve ser avultado, devido a existência de zonas com dificuldade de acesso e à própria envolvente de segurança" prevê o responsável do Metro. (no JN)

Sem comentários: