07 agosto 2010

COMÉDIA -MUSICA- ALEGRIA- POVO





PARE, ESCUTE E OLHE
A VIDA É COMÉDIA MUSICAL………
O Festival de Artes do Pombal de Ansiães, que vai na sua 13ª Edição, é na verdade uma lição de vida, de humildade, do querer desta gente.
Farpa 2010, com uma programação variada, no regresso às origens, apresentando diversos Grupos que fazem do Teatro, uma paixão. Musica variada e para todos os gostos, e ainda cinema, essa forma subtil e ímpar de transmitir a todos nós a mensagem, a vida que se revela , as promessas que foram feitas e não cumpridas, o roubo do meio de transportes tradicionais, as injustiças que estão para vír na forma de progresso e desenvolvimento. De tudo isto se fala na obra de JORGE PELICANO com o excelente documentário “Pare, Escute e Olhe”
No guia de programação da Farpa vem este comentário do qual cito: - “Em Dezembro de 91. Uma decisão politica encerra metade da centenária limha ferroviária do Tua, entre Bragança e Mirandela. Quinze anos depois o apito do comboio apenas ecoa na memória dos transmontanos. Agora, om comboio que ainda serpenteia por entre fragas do idílico vale do Tua, é ameaçado por uma barragem que inundará quela que é considerada uma das três mais belas linhas ferroviárias da Europa. “Pare, Escute, Olhe” é uma voagem por um Portugal profundo e esquecido, conduzido pela voz soberana de um povo inconformado, maios bvítima de promessas incumpridas dos que juraram defender va terra….. fim de citação
Obra fundamental esta parta compreender o povo. Felizmente para os políticos, o povo é generoso e perdoa as ofensas recebidas. Exemplos não faltam. Os habitantes da freguesia do Pombal, sabem bem como são manipulados com a bandeira das Termas do São Lourenço, por políticos, que prometem, prometem e depois de obter o voto que os elege, nunca mais cumprem o prometido e isto passa impune de mandato para mandato, e já lão vão mais de 20 anos. O que podem fazer?! Usar a arma que lhes é oferecida, o direito a votar. Mas nem pelo direito à abstenção esta gente, este povo se manifesta!!!!!...
Assisti e gostei de ver: - “Eu, Manuel Inácio, Quero ser Santo” de Ricardo Ferreira de Almeida
. “Esganarelo o Cornudo Imaginário de Moliére. E Costa Tino O Sucateiro. Bem como o Grupo Fados da feira – Santa Maria da Feira – fados de Coimbra.

1 comentário:

Anónimo disse...

COM TODO O RESPEITO, deverei alertar daqui o Senhor PELICANO para realidade perfeitamente constatada sobre a a insuficiente história de não desenvolvimento de S. Lourenço e o que esteve na origem no NÃO desenvovimento das Caldas e, por essa via, do NÃO propgresso do concelho de Carrazeda!