24 março 2008

LINHA DO TUA: Termina hoje o prazo de entrega das propostas para a concepção, construção e exploração da Barragem do Tua. Um empreendimento, cuja construção, significa a submersão parcial da Linha do Tua. Apesar de tudo, esse parece ser um facto desconhecido por parte da administração da REFER, que não terá sido avisada oficialmente pelo Ministério das Obras Públicas e Transportes. O assunto só será conhecido pelos responsáveis da empresa, através das notícias na imprensa.
na RBA
FOZ- CÔA: Chegou ao fim o contencioso em Bruxelas por causa da barragem do Baixo Sabor. A queixa que foi apresentada há dois anos pela Plataforma Sabor Livre, foi definitivamente arquivada pelo Colégio de Comissários.A decisão relativa ao arquivamento tinha sido tomada já em finais de Janeiro, tendo sido dado um prazo de 30 dias para que as associações ambientalistas que promoveram a queixa o pudessem contestar, o que foi feito. O Colégio de Comissários que acompanha o caso considerou que “não foram apresentados novos dados, que pusessem por em causa a decisão inicial” e optou por arquivar o processo.
na RBA
VILA FLOR: Despiste de motociclo provocou um morto
Um homem morreu em Vila Flor, vítima de um acidente que envolveu um motociclo. Aconteceu na sexta-feira, cerca das 15 horas, numa recta junto ao cruzamento que dá acesso a Mirandela.
na RA
ALIJÓ: Dois meses depois de um homem ter morrido em Alijó, por uma alegada falha de comunicação entre os bombeiros e o INEM, a Inspecção-Geral das Actividades da Saúde ainda não concluiu o inquérito ao caso. Contudo, os bombeiros de Alijó já reforçaram o quartel.
Citado pela TSF, o comandante dos bombeiros de Alijó, António Fontinha, reconhece que depois da noite de 22 de Janeiro nada podia ficar como antes e que é preciso aprender com os erros. O número de bombeiros com curso de operador central aumentou e a corporação conta agora com uma equipa de socorro permanente.
no Público
CHAVES: Algumas das colecções de acessórios de moda vendidos por grandes marcas europeias têm mão flaviense. A "Caminhos da Seda", que está em Chaves há 12 anos, foi fundada por uma ex-emigrante em França e produz quase em exclusivo peças para exportar. A famosa Moschino, a conceituada estilista francesa Sonia Rykiel, a britânica Hobbs ou Caroline Biss são algumas das marcas suas clientes.
no JN
BARROSO: Inspirados na dança que antecede os jogos da selecção de râguebi da Nova Zelândia, um grupo de amigos de Montalegre decidiu criar uma representação semelhante para o Barroso.
Copiaram a coreografia, adaptaram a letra, gravaram tudo e puseram o vídeo no sítio da net da TV Barroso. Resultado poucos dias depois, o vídeo da Haka Barrosã já circulava de mail em mail e a letra de boca em boca. Hoje, só no YouTube, o vídeo já foi visto por mais de 50 mil pessoas.
no DT
BRAGANÇA: O distrito de Bragança foi contemplado com duas comarcas na reforma da justiça. O novo mapa judiciário foi apresentado na passada terça-feira pelo Governo e fica marcado pela concentração de comarcas.
Para o distrito de Bragança estava prevista apenas uma, na capital de distrito. Mas o Governo acabou por criar uma segunda comarca, cuja localização ainda não é conhecida, mas tudo aponta para que fique sedeada em Mirandela.
no DT
REGIÃO: Mirandela e Bragança são as únicas transmontanas que vão lutar pelo acesso à segunda divisão nacional. Ambas as equipas conseguiram ficar entre os seis primeiros na tereceira divisão serie A. Se a formação da cidade do Tua já o tinha conseguido precocemente, o Bragança só assegurou essa condição na última jornada, disputada este sábado, ao ganhar ao Morais, por 3-0.
O Mirandela terminou o campeonato regular no 2º lugar da classificação, o desportivo, em sexto. Na mesam serie, ficaram na zona de despromoção o Macedo, Vidago e Morais. Na serie B, o Moncorvo também só conseguiu o 7º posto da classificação e também vai agora jogar na liguilha da permanência.
Na RBA
VALPAÇOS: Vestígios de uma povoação romana foram encontrados num local ermo em Sanfins, Valpaços. Foi um segredo bem guardado desde 2005, pelo investigador Mário Tavares, um homem de 56 anos, residente em Lebução, que agora resolveu dar a conhecer a sua descoberta.
A estrutura de uma possível vila romana viu a luz do dia, graças a uma escavação que durou cerca de mês e meio, num terreno no Lugar do Cabeço, na freguesia de Sanfins. "Podemos estar na presença de um dos achados arqueológicos mais importantes de Trás-os-Montes", assegura.
no CM

Sem comentários: