
A linha do Tua ficará praticamente toda submersa se for aprovada a proposta hoje apresentada pela EDP para a construção da barragem de Foz Tua com uma quota de 195 metros.
na RTPEDP propõe afundar35 km da ferrovia
A proposta apresentada ontem pela EDP-Energias de Portugal para a construção de uma barragem junto à foz do rio Tua prevê a submersão de cerca de 35 quilómetros da linha ferroviária que liga a Linha do Douro a Mirandela.
no JN
não há novidade nenhuma...
ResponderEliminaresta cota foi a proposta às autarquias no estudo de viabilidade económica em 2007 que juntou pessoas e autarcas na Ponte da Brunheda e na Sobreira.
Apresentado na RTP 1 Regiões o autarca de Murça apelidou-o de programa do Vale Maravilha e de Carrazeda regozijaram-se porque iam ter um ancoradouro no lugar do S. Lourenço.
Ps está tudo gravado e as autarquias e não só, têm esse estudo.
Como compreendem isto não significa que será esta a cota.
Mercados
ResponderEliminarCom um título na linha de água
Banca faz bolsa negociar no vermelho
2008/03/26 13:23Editorial / Lara FerinAAAA
Europa continua com perdas
O principal índice português registou uma queda na abertura de 0,61 por cento, entretanto já esteve a ganhar ligeiramente, mas rapidamente voltou a desvalorizar.
A Bolsa em Lisboa segue a meio da sessão desta quarta-feira a perder 0,33% para 10.393,20 pontos.
A afundar o índice de referência esta o peso pesado da banca que derrapa 2,45% para 1,99 euros. Note-se que o BCP esteve durante a manhã no verde, mas a tendência não se manteve. Ainda no sector, o BPI cai 1,20% para 3,27 euros e o BES desce 0,81% para 11,01 euros.
Destaque negativo também para a Zon Multimédia que desvaloriza 0,41% para 7,27 euros.
Do lado das telecomunicações, a PT tem luz verde e escala neste momento 1,09% para 7,36 euros, depois de ter acordado a negociar em terreno negativo. A operadora portuguesa vendeu os seus 34% do Banco Best por 16 milhões. Simultaneamente foi divulgado que a empresa vai receber dividendos de 14,6 milhões de euros vindos de Macau.
REN não brilha na energia
Na energia, nota negativa apenas para a REN. A empresa esta a descer 0,57% para 3,47 euros.
O peso pesado EDP escala 0,26% para 3,85 euros. Recorde-se que a empresa liderada por António Mexia foi a única empresa a apresentar uma proposta para a construção da barragem do Foz Tua. Já as acções da Galp estão a subir 0,80% para 14,98 euros.
O sector da construção também já teve sessões melhores. Dos três títulos, só um está a negociar em terreno positivo.
A Soares da Costa perde 0,67% para 1,48 euros e a Mota Engil 0,64% para 4,63 euros. A construtora portuguesa vai ter uma frota própria de locomotivas e de vagões que vão passar a circular a partir do final deste ano, nos caminhos-de-ferro ibéricos.
Apenas a Teixeira Duarte fortalece o sector da construção e valoriza 0,71% para 1,40 euros.
No Grupo Sonae, os títulos estão mistos. A Sonae SGPS valoriza 0,42%, a Sonae Indústria sobe 0,23% e apenas a Sonaecom perde 0,45%.
Luz verde para a Altri, que soma 1,13% para 4,46 euros. Já a Portucel, que abriu em alta, está agora na linha de água com as acções nos 2,14 euros.
Energia: EDP esclarece que proposta para Foz Tua não estabelece cota definitiva para armazenamento água
ResponderEliminarLisboa, 26 Mar (Lusa) - A EDP - Energias de Portugal esclareceu hoje que a sua proposta para a barragem de Foz Tua não estabelece em definitivo o nível de armazenamento de água.
tamanho da letra ajuda áudio
enviar artigo
imprimir
"A cota será definida em função dos resultados dos estudos de impacte ambiental em elaboração", afirma a EDP em comunicado, na sequência de notícias sobre a eventual submersão total ou parcial da linha ferroviária do Tua.
A EDP refere que na proposta que apresentou terça-feira ao Instituto da Água (INAG) assinalou que se encontram em fase de conclusão estudos técnicos e estudos de impacte ambiental que consideram cotas alternativas para o nível de armazenamento entre 160/170 e 190/200.
A EDP esclarece que, de acordo com o programa de concurso, a cota para o nível de armazenamento de água será a que vier a ser fixada na Declaração de Impacte Ambiental (DIA), a emitir pelo Ministério do Ambiente.
Afirma ainda que a referência na proposta à cota 195 "corresponde exactamente à definida para o requerimento inicial do pedido de emissão do Título de Utilização do Recurso Hídrico que a EDP Produção tinha apresentado à CCDR-Norte em 25 de Junho de 2007".
ACF.
Lusa/Fim
No S. Lourenço trocam-se as velhas caldas pelo tal encoradouro!?
ResponderEliminarOs imbecis do Pombal de Ansiães vão ter mais uns anos de promessas!
Ainda se fosse um bêbado a tenhtar convencê-los!
O POVO DO POMBAL deve andar a dormir,pois só assim se compreende a sua não reação ao que se passa e possívelmente virá a passar com as Termas de S.LOURENÇO.O que eles deviam fazer era juntarem-se todos e manifestarem-se junto à sede da Junta de Freguesia e de seguida seguirem para Carrazeda manifestan-se junto da CÂMAMA MUCIPAL,REIIVINDICANDO O QUE LHE FOI PROMETIDO E QUE NÃO FOI CUMPRIDO.Tanto o Presidente da Junta como o Presidente da Câmara não foram dignos de terem sido elegidos com os votos do Pombal,nem sequer para ocuparem cargos públicos pois tanto um como outro não nasceram para governantes do povo,tornando-se assim numa dupla de incompetentes,que apenas souberam prejudicar aquela TERRA.
ResponderEliminarPessoas destas deviam primeiro medir a capacidade de governar,pois fazê-lo penso eu que não será fácil,até muitas vezes co experiência quanto mais com esta dupla de analfabetos,angariadores apenas do seu bem estar e nome de ( presidentes).
O Pombal sempre foi uma aldeia digna de respeito e o seu povo não mereciam nem de longe o estão a deixar que lhe aconteça.Ficar sem as TERMAS DE S.LOURENÇO é a meu ver um CRIME que só acontece pela inércia,mentiras e falta de respeito pelos seus residentes vinda da parte de TODOS OS ORGÃOS AUTARQUICOS DESTE TRISTE CONCELHO.
MIREM-SE AO ESPELHO.