26 março 2008

Barragem do Tua e o que nos interessa

Recentemente recebi resposta do Instituto da Água às dúvidas por mim colocadas sobre a construção da Barragem do Tua aquando da Consulta Pública do Programa Nacional de Barragens que passo a citar:
"Ficaram registados os aspectos levantados sobre o aproveitamento de Foz Tia. Salienta-se que estão previstas novas alternativas incorporadas no Programa, com vista a minimizar alguns dos potenciais problemas identificados na consulta pública, que serão alvo de uma análise mais aprofundada em fase de projecto."
Depois de se concluir que o principal problema é a submersão da linha, considerou-se "o interesse em minimizar a interferência com esta linha de caminho de ferro (para a cota proposta seriam afectados cerca de 35 km de linha), o que poderá conduzir à adopção de uma cota significativamente inferior, da ordem dos 170 m, de forma a salvaguardar parte da linha situada a norte da estação da Brunheda (reduzindo assim em cerca de 15 km o comprimento da linha afectado). A adopção da cota de cerca de 160 metros para o NPA possibilitaria ainda manter a linha ao longo de mais 7 km, a norte da localidade do Amieiro (estação de Sta. Luzia)..."
Continuo a pensar que a construção da barragem nada de positivo nos trará. A consequência será mais uma albufeira, qual charco de água estagnada, que nos adiantará ainda menos que a da Valeira. Já que a construção parece imparável, conviria, perante as hipóteses definidas pelo Instituto da Água, definir a mais interessante e pugnar por ela. Penso que a cota inferior será a mais vantajosa tendo em conta as nossas idiossincrasias. S. Lourenço poderia ser a parte terminal da linha potenciando as suas características.
Depois será muito importante reivindicar uma alternativa de acesso a Foz Tua e a sua concretização tem de ser imperativa perante uma pretensa negociação da EDP. Ela é essencial para um corredor turístico fundamental junto do Tua e do Douro a potenciar no futuro.
Por último, a construção de uma eclusa que faria a ligação fluvial ao Douro deveria ser uma exigência irrevogável.

1 comentário:

  1. POR QUEM ÉS S.LOURENÇO,ILUMINA A MENTE DE QUEM MANDA NESTE EMPREENDIMENTO,TU JÁ FOS-TE QUEIMADO,POR AMOR DE DEUS QUE AGORA NÃO TE AGOGUEM.PEÇO A DEUS QUE SEJAIS DESENVOLVIDAS PARA EU PODER VER UM GRANDE SONHO CONCRETIZADO.QUE BOM SERIA PODER UM DIA,VER AS TERMAS DE S.LOURENÇO DIGNAS DE SE VEREM.
    UMA POMBALENSE.

    ResponderEliminar