12 novembro 2007

O partido ecologista «Os Verdes» enviou, quinta-feira, um dossier ao Comité do Património Mundial da UNESCO denunciando a intenção do Governo de construir a barragem da foz do Tua numa zona classificada.

A concelhia social-democrata de Bragança desafia os deputados da Assembleia da República eleitos pelo distrito a votar contra a proposta de Orçamento de Estado para 2008. A estrutura partidária considera o documento nocivo e penalizador para as populações do interior. “Condenamos esta proposta porque deveria promover uma discriminação positiva do interior e não se vê um investimento público no PIDDAC” refere o presidente da comissão politica concelhia do PSD de Bragança.

A Inspecção-geral das Actividades Culturais (IGAC) apreendeu mais de seis mil CD’S e DVD’S piratas e deteve oito indivíduos, que alegadamente estariam a vender os objectos, numa operação realizada na feira de Mirandela.

Mirandela vai acolher o Campeonato Nacional de Xadrez e o Torneio Mundial Aberto, de Artes Marciais, entre 10 e 18 de Novembro.

A castanha é considerada, por vários especialistas, como o “petróleo” da região transmontana. Por hectare, é possível retirar um rendimento na ordem dos 830 euros. no entanto, este valor poderia ser facilmente aumentado “se fosse feita a refinação deste petróleo”, alertou José Laranjo, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Pais e encarregados de educação de Campelos, em Carrazeda de Ansiães, exigem melhores condições de transporte dos alunos. Dizem que o autocarro que serve a localidade avariou três vezes no espaço de uma semana, a última delas ontem. Para além de atrasar a chegada das crianças e jovens às aulas ou a casa, o que mais os preocupa é a alegada falta de segurança do veículo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Três câmaras saem da lista de excesso de endividamento


12/11/2007


A lista de municípios que ultrapassaram o limite de endividamento líquido em 2006 reduziu-se para 19 autarquias. Macedo de Cavaleiros (PSD), Penamacor (PS) e Vila Franca do Campo (PSD) foram retirados da lista, depois de a Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL) ter analisado os seus argumentos.

A análise daquele organismo conduziu ainda à revisão dos montantes do endividamento de Carrazeda de Ansiães (PSD), Mangualde (PSD), Nazaré (PSD), Santa Comba Dão (PSD/CDS), Torres Novas (PS), Trancoso (PSD) e Vila Nova de Poiares (PSD), que continuam na lista. Porém, estas autarquias vão ser notificadas da decisão e têm 10 dias úteis para se pronunciarem.

Doze autarquias viram já confirmados os valores de ultrapassagem do limite de endividamento líquido em 2006 e como tal vão sofrer um corte de 10% das transferências do Fundo de Equilíbrio Financeiro (FEF).

Lisboa (PS) e Gaia (PSD) mantêm-se no topo da lista, com cerca de 10 milhões de euros e 11,9 milhões de euros, respectivamente, de endividamento em excesso. Assim, a capital terá uma redução mensal do FEF de 261,4 mil euros, a pagar em 39 prestações, enquanto Gaia vai sofrer uma retenção mensal de 106,5 mil euros, o que corresponde a 113 reduções no FEF.

As restantes câmaras nesta situação são: Ansião (PSD), Castelo de Paiva (PSD), Fornos de Algodres (PSD), Guarda (PS), Lourinhã (PS), Mondim de Basto (PSD), Ourique (PS), Santarém (independente pelo PSD), São Pedro do Sul (PSD) e Vouzela (PSD).

Ao todo, o excesso de endividamento confirmado em 12 dos 22 municípios notificados em Setembro totaliza 36,8 milhões de euros.

mario