A época da Páscoa era tradicionalmente a altura em que se deslocavam à sua terra milhares de emigrantes e residentes longe da família aqui radicada.
Com a tradição pascal, o fim do rigor do Inverno e a chegada da Primavera, criavam-se as condições ideia para se visitar os familiares e amigos, aproveitando-se para gozar as alegrias e prazeres que a terra ainda dava. Hoje em dia já é menor o afluxo. Os pretextos são agora diferentes. Há cada vez menos gente e vão-se perdendo as raízes. Não faltariam contudo justificativos para que se mudasse mais esta fatalidade.
Como sempre, mais do que ideias originais, o que se propõe, apenas exige que se trabalhe e se cumpram as responsabilidades que se têm na dinamização sócio-cultural e económica do meio. Sugestões não faltariam para motivar esta leva de pessoas que ajudariam, a impulsionar nesta altura, a região.
Desconheço qualquer estratégia planeada pela C.M. sobre este assunto. Contudo existem as estruturas e os meios por exemplo, para se promover um concerto com a banda ou grupos que se subsidiam no concelho. Existem espaços, artistas e intelectuais, para promover o mais diversificado género de palestras, colóquios e exposições. Existem produtos e produções nesta época, que justificariam por exemplo a realização de feiras ou mostras, para a sua promoção e venda. Existem associações diversas, julgo que devidamente subsidiadas, por exemplo para promover, raids todo o terreno, concursos de tiro aos pratos, concursos de pesca, etc. Existem associações onde, só o facto de organizarem um baile na aldeia, ou um espectáculo de variedades, já justificavam o facto de existirem.
O problema é que, é tudo uma questão de trabalho. Mas há uma excepção que conheço e que registo. È o caso da Associação Recreativa e Cultural de Pombal que prevê realizar nas suas instalações a Festa do Folar no dia 16 de Março.
O senhor deve sonhar com a Câmara, só pode!!! Isso tem tratamento
ResponderEliminarÉ só um sonho.... mas não tem tratamento!
ResponderEliminarA infeliz cultura do copo...
ResponderEliminarO (tintol) que for bom nunca é demais...
ResponderEliminar