20 maio 2005

à descoberta da nossa terra...

Castanheiro do Norte é o nome porque é conhecida a freguesia do Castanheiro, pertencente ao concelho de Carrazeda de Ansiães, donde dista cerca de 9 km. Fica situado na margem esquerda do rio Tua e na Direita do Douro, para oriente da sede de concelho, e tendo como anexos os seguintes lugares / aldeias: Foz-Tua, Fiolhal e Tralhariz. O seu orago é S. Brás.
Os topónimos retirados da flora local, tanto expressam a abundância como a sua raridade. Castanheiro parece ser o último caso, pois nesta terra não abundam as castanhas que foram um produto importante na agricultura de sobrevivência em Trás-os-Montes, mais próprios da chamada "Terra Fria".
No passado denominou-se "Castinheiro e os seus habitantes chamavam-se "castinheirenses".

Tem um termo muito extenso, onde nasceram pessoas distintas como o médico Casimiro António Ribeiro da Silva (nasceu em 1834) que foi deputado e Governador Civil de Bragança.

As ruas vão ter quase todas àquela que, da estrada Carrazeda/Tua/Alijó, dá para Tralhariz. E é para os lados do Cruzeiro, do café, ali nas soleiras das portas, que os seus habitantes se juntam nas noites quentes de verão ou noutros tempos livres, para trocarem as suas experiências da labuta diária.

A Igreja fica entre Tralhariz e Castanheiro, na base do Monte do Souto, enquanto que lá no cimo a Capela da Sr.ª da Boa Morte convida a uma visita.

Fiolhal é também anexa de Castanheiro do Norte, a cerca de um quilómetro da estrada nacional que seguia para o Tua, Alijó e Porto. São cerca de 3 dezenas de habitações aglomeradas em "escadas" pela encosta, viradas para o rio, e terminando na Igreja, com duas Casas Solarengas de granito ao lado, e sobressaindo no conjunto do povoado.

Tralhariz é outra anexa de Castanheiro, que tem a Rua do Bairro da Portela, o Largo de S. João com a Fonte por baixo e uma casa apalaçada defronte, com uma Capela à entrada do povoado. A Rua Central possui um conjunto de várias varandas de ferro forjado com muito interesse artístico e arquitectónico rural.

As suas encostas para o rio Tua onde passa a linha de caminho de ferro produzem bom vinho generoso e de consumo com tradições seculares onde há vestígios de exploração romana.

Foz Tua é um lugar que também é anexo de Castanheiro, e que é constituído pela estação do Tua da Linha do Douro e também o fim da Linha do Tua que agora só chega a Mirandela, mas que ia até Bragança

Sem comentários: