Factos:
Uma matilha de 200 cães selvagens vagueia pelo aterro sanitário do Cachão.
Os cães atacaram agricultores e trabalhadores de recolha do lixo.
Muitas pessoas receiam trabalhar com medo de ser atacada.
Estes factos geram insegurança nas populações.
Resolução:
Capturar a maior parte dos cães.
A captura pode implicar a morte dos mais perigosos.
A operação envolve a Direcção Geral de Veterinária, o município e a Associação de Caça de Frechas e comando distrital de Bragança da GNR.
Resultado:
A operação marcada para a última segunda-feira foi cancelada porque a GNR não se disponibilizou a participar. O
comando distrital de Bragança recusou por entender que a proposta feita pela Câmara
Municipal de Mirandela aos militares constituía «crime», por implicar abate de animais.
Perspetiva:
Os animais continuarão à solta semeando o pânico e atacando agricultores e trabalhares da empresa de recolha de resíduos, enquanto as instituições públicas estudarão novas resoluções.
04 dezembro 2011
Paisagem protegida e desenvolvimento
"O Douro é a região que mais vinho produz e exporta em Portugal, mas é
também um território empobrecido, envelhecido e que perdeu 16 mil
habitantes desde que foi classificado pela UNESCO há 10 anos."
(...)
Daqui
A classificação de territórios conduzirá à desertificação humana?
Não. As razões do despovoamento são bem mais profundas. Porém as restrições que uma classificação daquela natureza impõe levam ao abrandamento da actividade humana e consequentemente abrandam o desenvolvimento: Seria justo que estas classificações tivessem contrapartidas para os naturais.
(...)
Daqui
A classificação de territórios conduzirá à desertificação humana?
Não. As razões do despovoamento são bem mais profundas. Porém as restrições que uma classificação daquela natureza impõe levam ao abrandamento da actividade humana e consequentemente abrandam o desenvolvimento: Seria justo que estas classificações tivessem contrapartidas para os naturais.
03 dezembro 2011
O PREÇO DA INTERIORIDADE
VIVER EM CARRAZEDA
Quem aqui vive e vegeta.Trabalha e luta por uma vida melhor, sem ter um futuro risonho.Sem ver a luz ao fundo do túnel, uma indústria que não existe e o desenvolvimento que é uma grande incógnita.
Aconteceu que um amigo, teve a infelicidade de ter uma dor de barriga, às 22,05 h, a esta hora não é possível prestar-lhe assistência no Centro de Saúde ou em consultórios de médicos particulares, há que procurar soluções: Recorrer à urgência do Hospital de Mirandela, distante 45 km ou experimentar os remédios caseiros.Chás que usavam os nossos antepassados, ou ir para a cama mais cedo, procurar uma posição confortável para dormir. Aguentou heroicamente as dores e na manhã do dia seguinte foi à urgência do Centro de Saúde de Carrazeda e foi atendido. Exemplo flagrante da vida real, e não pensem que “ isso só acontece aos outros”
Acidente ou avaria mecânica num carro depois das 17h sai cara. Um amigo meu acabou com a embraiagem da carrinha, no regresso do trabalho a casa e na estrada que liga Pombal a Carrazeda, um pouco antes de chegar à recta das Areias. Acionada a assistência em viagem, deslocou-se uma viatura do concelho de São João da Pesqueira, que chegou ao local duas horas depois, pelas 19,30 h.O condutor disse que a culpa do atraso foi o nevoeiro, é verdade até a natureza ajuda nestes casos. Infelizmente em Carrazeda não há um pronto socorro local para acorrer a estas situações e não pensem que “Isso só acontece aos outros”.
É o preço que se paga por viver no interior, e mais o que vamos pagar por utilizar as Scuts e as Auto-Estradas. E outros que se anunciam para 2012 e que a malta desconhece.Que diferença há em viver aqui ou num país do terceiro mundo? Os custos da interioridade, não existem no conceito dos nossos políticos que envergonham esta região, e com o seu exemplo todo o país.
Porém, teimosamente há quem respire este ar puro do planalto, continue a consumir a água pura e cristalina que brota das fontes. Resignadamente aguarde melhores condições de vida, a esperança é a última a morrer.
3/12/2011
Quem aqui vive e vegeta.Trabalha e luta por uma vida melhor, sem ter um futuro risonho.Sem ver a luz ao fundo do túnel, uma indústria que não existe e o desenvolvimento que é uma grande incógnita.
Aconteceu que um amigo, teve a infelicidade de ter uma dor de barriga, às 22,05 h, a esta hora não é possível prestar-lhe assistência no Centro de Saúde ou em consultórios de médicos particulares, há que procurar soluções: Recorrer à urgência do Hospital de Mirandela, distante 45 km ou experimentar os remédios caseiros.Chás que usavam os nossos antepassados, ou ir para a cama mais cedo, procurar uma posição confortável para dormir. Aguentou heroicamente as dores e na manhã do dia seguinte foi à urgência do Centro de Saúde de Carrazeda e foi atendido. Exemplo flagrante da vida real, e não pensem que “ isso só acontece aos outros”
Acidente ou avaria mecânica num carro depois das 17h sai cara. Um amigo meu acabou com a embraiagem da carrinha, no regresso do trabalho a casa e na estrada que liga Pombal a Carrazeda, um pouco antes de chegar à recta das Areias. Acionada a assistência em viagem, deslocou-se uma viatura do concelho de São João da Pesqueira, que chegou ao local duas horas depois, pelas 19,30 h.O condutor disse que a culpa do atraso foi o nevoeiro, é verdade até a natureza ajuda nestes casos. Infelizmente em Carrazeda não há um pronto socorro local para acorrer a estas situações e não pensem que “Isso só acontece aos outros”.
É o preço que se paga por viver no interior, e mais o que vamos pagar por utilizar as Scuts e as Auto-Estradas. E outros que se anunciam para 2012 e que a malta desconhece.Que diferença há em viver aqui ou num país do terceiro mundo? Os custos da interioridade, não existem no conceito dos nossos políticos que envergonham esta região, e com o seu exemplo todo o país.
Porém, teimosamente há quem respire este ar puro do planalto, continue a consumir a água pura e cristalina que brota das fontes. Resignadamente aguarde melhores condições de vida, a esperança é a última a morrer.
3/12/2011
01 dezembro 2011
Vila Flor mais perto
de Carrazeda, pelo IC5. Por outras vias, dizem que está muito à frente, numa distância quase irrecuperável...
"Abertura ao tráfego de novos lanços do IC5 e IP2
A Estradas de Portugal informa que abrem hoje (30 de Novembro) ao tráfego os lanços do IC5 entre Pombal e Nozelos e do IP2 entre Vale Benfeito e Junqueira, no distrito de Bragança. Estas novas estradas agora concluídas, integram a Subconcessão do Douro Interior.
. O lanço Pombal / Nozelos do IC5 tem uma extensão de 24 quilómetros e desenvolve-se nos concelhos de Carrazeda de Ansiães e Vila Flor. Inicia-se imediatamente após o Nó de Pombal e termina no Nó de Nozelos, Nó de Ligação ao IP2.
Foi realizada também a construção da Ligação a Vila Flor, que possibilita o acesso direto à Barragem do Peneireiro, para Sul, e à EN 215, para Norte.
· Lanço do IP2 que liga Vale Benfeito a Junqueira na EN/102/EN105, com uma extensão de 28 quilómetros, dá continuidade ao troço atualmente já em serviço entre Macedo de Cavaleiro e Vale Benfeito.
Com a abertura ao tráfego deste lanço fica concluída integralmente a construção prevista do Itinerário Principal IP2 no âmbito da subconcessão, que totaliza 111 quilómetros de extensão, incluindo ligações.
A Subconcessão do Douro Interior liga os Distritos de Vila Real, Bragança e Guarda numa extensão total aproximada de 242 quilómetros, é constituída pelo conjunto de lanços do IP2, entre Macedo de Cavaleiro e Celorico da Beira, agora concluídos e o IC 5, numa extensão de 131 quilómetros entre Murça e Miranda do Douro (Duas Igrejas).
A Subconcessão do Douro Interior foi adjudicada em Novembro de 2008 à AENOR - Douro Interior S.A., atualmente denominada Ascendi Douro, Estradas do Douro Interior, S. A. e tem conclusão prevista para o decorrer do primeiro semestre de 2012.
A realização desta importante rede de estradas nos distritos de Bragança, Vila Real e Guarda, aliada à conclusão da Autoestrada Transmontana, irá melhorar significativamente os acessos no interior norte do país, garantindo para as regiões de Trás-os-Montes e Alto Douro a equidade em termos rodoviários para com o resto do país."
29 novembro 2011
Cicatriz na paisagem protegida
Será que o edifício de Eduardo Souto Moura conseguirá esconder estas feridas na paisagem protegida. Teme-se que a cicatriz seja impossível de ser removida, por mais operações plásticas que se tentem...
Diz o meu amigo
- Porque será: poucos anos decorridos, sempre que passava por Sampaio (Vila Flor), sempre que aí parava, bebia numa pequena fonte que "Até metia nojo!" e agora, deparo-me com um investimento de milhões e dezenas de postos de trabalho...
- E?...
- Olha-me para o S. Lourenço que foi sempre muito mais "badalado" das suas "virtudes" e potencialidades, e compara!...
- ...
Porque será?!...
- E?...
- Olha-me para o S. Lourenço que foi sempre muito mais "badalado" das suas "virtudes" e potencialidades, e compara!...
- ...
Porque será?!...
Movimentos cívicos das linhas do Tua e do Corgo
23 novembro 2011
Nova ambulânça
No passado sábado, a Corporação de Bombeiros Voluntários de Carrazeda de Ansiães recebeu com solene Parada uma nova Ambulância. Esteve presente o Reverendo Cónego António Júlio Cruz, Arcipreste e Pároco de Carrazeda de Ansiães que abençoou o novo veículo que em muito vem melhorar o socorro prestado ás populações.
Daqui
Daqui
22 novembro 2011
O manguito: Carlos Fiúza
Era uma vez um Povo que tinha jurado a si mesmo deixar de sonhar
em ser rico (como outrora) …
A dureza da realidade tinha-o tirado do sonho… (ou pelo menos assim pensava).
E acreditava (tinha de acreditar) nas novas “Teorias de Mercados”…
Não tinham esses três “Reis Magos da troika” deixado nos cofres do Terreiro do Paço um novo cheque de oito mil milhões (ainda que embrulhado em mais pobreza, humilhação e lágrimas)?
E aquele fumo que aos poucos o envolvia? O que era?
Rodou a cabeça, olhou mas não viu… tornou a olhar (agora mais atentamente) e finalmente viu…
- Estou disposto a conceder-te UM desejo mas antes preciso de saber se o mereces. Como te chamas?
- Sou o ZÉ, esse que figura o Povo Português, criado no imaginário do Sr. Bordalo Pinheiro.
- Sou pobre (ou assim mo dizem) mas atenção: não sou parvo. Se fosses realmente o Génio que aparentas ser, concedias-me três desejos (como reza a lenda) e não apenas um.
O ZÉ pensou estar a sonhar… só podia ser. Olhou melhor, atentou bem naquele figura vetusta e desalinhada, insegura até e pensou - Sonho ou não, nada tenho a perder… vou tentar.
- E então o Natal? Pode ao menos haver Natal este ano (insistiu o ZÉ)?
- E achas honesto o que me propões? Não achas egoísmo da minha parte se aceitar?
Pediu uma fortuna colossal, que o Génio concedeu sem esforço, como que aliviado… (e partiu, esfumando-se).
E não é que o Génio (destreinado como estava) deixou no colo desse povo milhões e milhões de euros…?!
A dureza da realidade tinha-o tirado do sonho… (ou pelo menos assim pensava).
Tinha vendido ao desbarato a casa de férias na praia, o
“todo-o-terreno” topo de gama… Os bancos estavam hipotecados ao BCE, as
participações que ainda detinha na eletricidade (EDP), nos aviões (TAP), nas
gasolineiras (GALP) e nas águas (REN) (mais tarde ou mais cedo) iriam ser
trocadas por capitais chinês, alemão ou brasileiro (quando não por petrodollars
angolanos).
Era tudo uma questão de preço... estava a dar em louco, sem
nada ter para deixar aos seus filhos e muito menos aos netos!
Estava sem cheta, completamente desalavancado (como agora se
diz). Os poucos anéis que ainda tinha eram de “pechisbeque”!
No entanto esse Povo (mesmo que às escondidas de si próprio)
ainda era um sonhador!... Era o seu ADN!
Só que agora já só sonhava com “génios” matemáticos, financistas
e quejandos, desses que fazem milagres e que prometem contas públicas em ordem,
justiça célere, saúde e educação para todos (ainda que recicladas) … E acreditava (tinha de acreditar) nas novas “Teorias de Mercados”…
Não tinham esses três “Reis Magos da troika” deixado nos cofres do Terreiro do Paço um novo cheque de oito mil milhões (ainda que embrulhado em mais pobreza, humilhação e lágrimas)?
Eis que…
PLIN!... Um som de garrafa a partir-se ecoou na sua mente.
Não, não era a “mini” que segurava, enquanto assistia a um
enésimo jogo de futebol.E aquele fumo que aos poucos o envolvia? O que era?
Rodou a cabeça, olhou mas não viu… tornou a olhar (agora mais atentamente) e finalmente viu…
Era um GÉNIO!...
Era realmente um GÉNIO, mas não um “génio” qualquer,
diferente mesmo daqueles que estava habituado a ver nos debates da televisão.
E o Génio disse-lhe, com uma voz surgida do nada:- Estou disposto a conceder-te UM desejo mas antes preciso de saber se o mereces. Como te chamas?
Assustado pela aparição, esse povo respondeu-lhe:
- Sou o ZÉ, esse que figura o Povo Português, criado no imaginário do Sr. Bordalo Pinheiro.
- Sou pobre (ou assim mo dizem) mas atenção: não sou parvo. Se fosses realmente o Génio que aparentas ser, concedias-me três desejos (como reza a lenda) e não apenas um.
E o Génio respondeu-lhe: Já olhaste bem para mim? Pareço-te,
por acaso, algum banqueiro ou mesmo um político? Estive na garrafa muito tempo
(mais tempo do que tu levaste a acordar)… estou destreinado e em baixa de
forma, quase em fim de carreira. Nada sei de “Novas Oportunidades” ou lá o que
essas geringonças são; como nada sei de “Mercados Financeiros” ou “Agências de
Rating”. Portanto, é pegar ou largar. Só tens direito a um pedido. E mesmo esse
terá de ser bem simples, qualquer coisa de que me lembre como se faz. E faço-te
isto por me pareceres ser um gajo porreiro.
O ZÉ pensou estar a sonhar… só podia ser. Olhou melhor, atentou bem naquele figura vetusta e desalinhada, insegura até e pensou - Sonho ou não, nada tenho a perder… vou tentar.
Pensou em altruísmo e ainda se lembrou de nada querer para
si.
Sugeriu, então, que fosse dada ESPERANÇA a todos os povos
irmãos da sua Europa.
E diz-lhe o Génio:
- Esse teu desejo é difícil e nem os maiores génios da
finança o conseguem realizar. Pede-me o possível.
Se a Esperança era negada, que pedir (pensou o Zé)? Paz
Mundial? O fim da Fome? Seria impossível; era complicado e nada fácil.
E então alvitrou, ainda que a medo:
- Podes devolver os 50% do passe social para os estudantes?
- Impossível, disse o Génio. Se nem o meu primo, o Génio de
Belém o conseguiu, como queres que o consiga eu?
- Já te disse, pede-me uma coisa simples, o mesmo que todos
os outros me pedem.
- E então o Natal? Pode ao menos haver Natal este ano (insistiu o ZÉ)?
Mas o Génio (que pelos vistos não só não era cristão como
tinha malapata com o Vaticano por causa da Benetton) replicou:
- Lá estás tu a complicar com pedidos esquisitos e cada vez
mais difíceis. Olha, não queres antes uma “pipa” de massa?
Ainda que ingenuamente, o ZÉ refutou:
- E achas honesto o que me propões? Não achas egoísmo da minha parte se aceitar?
- Talvez, disse o Génio. Mas que importa? Os outros que se
desenrasquem. Para ti deixaria de haver crise e poderias ter de novo as tuas
casas, os teus carros… os teus luxos!
E o ZÉ cedeu!...
Pediu uma fortuna colossal, que o Génio concedeu sem esforço, como que aliviado… (e partiu, esfumando-se).
E não é que o Génio (destreinado como estava) deixou no colo desse povo milhões e milhões de euros…?!
Nisto, ouve-se um grito - Oh, não! Em “TÍTULOS DE DÍVIDA
SOBERANA”, não!
E aqui nasceu o verdadeiro manguito do nosso ZÉ… o MANGUITO PARA SI PRÓPRIO!
Carlos Fiúza
20 novembro 2011
A queda de um anjo
A (re)ler o romance - "A queda de um anjo" - de Camilo Castelo Branco para compreender.
Será que os políticos da província se deixam corromper facilmente pelo luxo e pelo prazer que imperam na capital.
Será que o poder democrático que deveria ser fátuo e transitório dá amiudadas vezes lugar ao deslumbramento e à vã cobiça?
Duarte Lima e Armando Vara foram os dois maiores lideres distritais de Bragança, pois ocuparam as mais altas funções nos respetivos diretórios partidários. Reconhece-se que tiveram engenho e arte para o serem. Ttiveram poder e beneficiaram da função com que os nordestinos os investiram para obterem benesses em proveito próprio, resultando em acumulação de riqueza de uma forma demasiada rápida e duvidosa e estão agora implicados nos casos mais mediáticos da justiça portuguesa.
Muitos bragançanos depositaram justas esperanças nestas personalidades e vistos os resultados muitos estarão desiludidos. Investidos pelo eleitorado para defender a região e potenciar o desenvolvimento local, raramente o fizeram, preferiram criar uma rede de interesses e dependências, distribuindo subsídios, cargos, mordomias, empregos que os transformaram em verdadeiros caciques da democracia moderna, quais padrinhos institucionais, que dispõem do "farto" saco do orçamento público para distribuir o "folar" pelos inúmeros afilhados.Muitos destes ocupam cargos na administração pública, alguns em posição de destaque, outros são donos de empresas da região.
Outrora, "anjos", o seu "mais que tudo", agora, caídos em desgraça, deles não ouviremos uma palavra de defesa, de reconhecimento pela benesse. Como Pedro renegarão as vezes que forem necessárias...
Administração pública e deserto
"Porque é que tudo o que é serviço público tem que estar centralizado em
Lisboa? Não há nenhuma política que justifique esta concentração, em
que todos estão a acotovelar-se, enquanto o resto do país se vai
transformando num deserto",
considerou Silva Peneda, num encontro ibérico de cooperação empresarial que decorreu em Bragança.
Daqui
Silva Peneda tem toda a razão, só que..
Foi ministro do emprego e segurança social em dois governos da república, num tempo em que se começaram a retirar do interior diversos serviços públicos,foi o mentor da concentração de serviços nas chamadas cidades médias e no chamado eiso do IP4, Bragança, Macedo e Mirandela...
Bem prega frei Tomás...
considerou Silva Peneda, num encontro ibérico de cooperação empresarial que decorreu em Bragança.
Daqui
Silva Peneda tem toda a razão, só que..
Foi ministro do emprego e segurança social em dois governos da república, num tempo em que se começaram a retirar do interior diversos serviços públicos,foi o mentor da concentração de serviços nas chamadas cidades médias e no chamado eiso do IP4, Bragança, Macedo e Mirandela...
Bem prega frei Tomás...
Freguesias por um canudo
O distrito vai perder um terço das freguesias
Bragança vai perder um terço das freguesias, a reorganização administrativa prevê que das actuais 49, apenas se mantenham quinze.
Novo troço da A4 e um primeiro momento sem portagens
Um troço da A4 com cerca de oito quilómetros, entre o nó de Lamas de
Orelhão e o nó de Mirandela Poente, foi aberto ao trânsito,
segundo a Estradas de Portugal.
Integrado na subconcessão da autoestrada Transmontana e envolvendo um investimento de 22 milhões de euros, o troço vai duplicar o actual IP4, transformando-o em autoestrada.
Na A4 já estão abertos ao tráfego os lanços Bragança Poente/Bragança Nascente, Vila Real Nascente/Justes e nó de ligação ao IP2 em Macedo de Cavaleiros.
Daqui
O secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, garantiu, esta quarta-feira, que "a maior parte" da Autoestrada Transmontana, entre Vila Real e Bragança, "não terá portagens, num primeiro momento".
Daqui
Que significa este primeiro momento? Quem saiba que explique...
Integrado na subconcessão da autoestrada Transmontana e envolvendo um investimento de 22 milhões de euros, o troço vai duplicar o actual IP4, transformando-o em autoestrada.
Na A4 já estão abertos ao tráfego os lanços Bragança Poente/Bragança Nascente, Vila Real Nascente/Justes e nó de ligação ao IP2 em Macedo de Cavaleiros.
Daqui
O secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, garantiu, esta quarta-feira, que "a maior parte" da Autoestrada Transmontana, entre Vila Real e Bragança, "não terá portagens, num primeiro momento".
Daqui
Que significa este primeiro momento? Quem saiba que explique...
19 novembro 2011
FREGUESIA MINHA OU TUA.....
Depois da esperança...
Estava anunciado nos lugares públicos do costume. Às 21h do dia 18 de Novembro no Centro de Apoio Rural , com a presença de um membro do Governo o Secretário de Estado da Administração Interna. O programa anuncia a Lei da Reforma Administrativa e a constituição de novas freguesias.
A curiosidade em saber como iria ficar este nosso concelho servido, por aqueles dignos representantes partidários, que estão ao serviço das gentes das nossas aldeias levou-me lá e fui ver.
Vi que pelas 21,30h chegavam o Presidente da Comissão Politica distrital do PSD – Dr. José Silvano- o Presidente da Comissão Politica concelhia do PSD Dr. Rui Martins – o membro do Governo e o anfitrião Presidente da Câmara de Carrazeda Prof. José Luís. Aberta a sessão senti-me numa encruzilhada PSD, onde se ouviu falar, falar, esclarecer as coisas que ainda não são definitivas, mas podem perguntar que se tiram dúvidas.
Quem tinha dúvidas o Presidente da Junta de Fontelonga o senhor Gilberto Ferraz e mais uns poucos incluindo alguns do concelho de Mirandela. A sala foi pequena para tantos ilustres visitantes e participantes interessados no seu futuro. Tecidas as considerações da praxe, respondia directamente ao senhor Gilberto Ferraz o membro do Governo dizendo que a proposta da ANAFRE, prtencia á mesma e que o Governo não se revia nela, nem tinha nada com isso, logo, não falava sobre tal. Às 22,30h, depois de verificar que aquilo não era para mim que nem autarca sou e que em Dezembro o Governo vai apresentar um documento à Assembleia da Republica, que irá ser lei e para ser cumprida, com as alterações e notações destas reuniões. Mais tarde esta lei da Reforma Administrativa vai ser posta á discusão pública, assim aguardemos .O povo unido conta com os seus eleitos mesmo sabendo que a despesa é grande e a crise deve ser paga por todos.
Estava anunciado nos lugares públicos do costume. Às 21h do dia 18 de Novembro no Centro de Apoio Rural , com a presença de um membro do Governo o Secretário de Estado da Administração Interna. O programa anuncia a Lei da Reforma Administrativa e a constituição de novas freguesias.
A curiosidade em saber como iria ficar este nosso concelho servido, por aqueles dignos representantes partidários, que estão ao serviço das gentes das nossas aldeias levou-me lá e fui ver.
Vi que pelas 21,30h chegavam o Presidente da Comissão Politica distrital do PSD – Dr. José Silvano- o Presidente da Comissão Politica concelhia do PSD Dr. Rui Martins – o membro do Governo e o anfitrião Presidente da Câmara de Carrazeda Prof. José Luís. Aberta a sessão senti-me numa encruzilhada PSD, onde se ouviu falar, falar, esclarecer as coisas que ainda não são definitivas, mas podem perguntar que se tiram dúvidas.
Quem tinha dúvidas o Presidente da Junta de Fontelonga o senhor Gilberto Ferraz e mais uns poucos incluindo alguns do concelho de Mirandela. A sala foi pequena para tantos ilustres visitantes e participantes interessados no seu futuro. Tecidas as considerações da praxe, respondia directamente ao senhor Gilberto Ferraz o membro do Governo dizendo que a proposta da ANAFRE, prtencia á mesma e que o Governo não se revia nela, nem tinha nada com isso, logo, não falava sobre tal. Às 22,30h, depois de verificar que aquilo não era para mim que nem autarca sou e que em Dezembro o Governo vai apresentar um documento à Assembleia da Republica, que irá ser lei e para ser cumprida, com as alterações e notações destas reuniões. Mais tarde esta lei da Reforma Administrativa vai ser posta á discusão pública, assim aguardemos .O povo unido conta com os seus eleitos mesmo sabendo que a despesa é grande e a crise deve ser paga por todos.
15 novembro 2011
O Milagre de São Loupenço
AS CALDAS DE SÃO LOURENÇO
Foram inauguradas no dia 1 de Julho de 2011, com pompa e circunstância. Reunidas as autoridades locais, vieram de longe outras entidades o Governador Civil, representantes dos Partidos, também o Clero e o povo anónimo, fiel e dado aos prazeres da carne. Há fotografias que as imagens do Boletim Municipal de Julho de 2011 tão bem documentam.
Foram quatro meses de actividade, pois encerrou a 31 de Outubro o Balneário termal das Caldas de São Lourenço.Cerca de Cento e sessenta foi o número de aquistas e voluntários que se disponibilizaram a participar neste “Estudo Médico Hidrológico das Caldas de São Lourenço”. Terminou assim este 1º ano de tratamento a doenças reumáticas e de vias respiratórias.
Para o ano de 2012, há mais e pretende-se que o inicio seja no mês de Maio, se tudo correr bem, para o próimo ano de 2013, será uma realidade ver as Caldas de São Lourenço no concelho de Carrazeda de Ansiães, a laborar em pleno e felizmente foi preciso vir a crise, para aproveitar o que temos, há males que vêem por bem, é a vida.
Foram inauguradas no dia 1 de Julho de 2011, com pompa e circunstância. Reunidas as autoridades locais, vieram de longe outras entidades o Governador Civil, representantes dos Partidos, também o Clero e o povo anónimo, fiel e dado aos prazeres da carne. Há fotografias que as imagens do Boletim Municipal de Julho de 2011 tão bem documentam.
Foram quatro meses de actividade, pois encerrou a 31 de Outubro o Balneário termal das Caldas de São Lourenço.Cerca de Cento e sessenta foi o número de aquistas e voluntários que se disponibilizaram a participar neste “Estudo Médico Hidrológico das Caldas de São Lourenço”. Terminou assim este 1º ano de tratamento a doenças reumáticas e de vias respiratórias.
Para o ano de 2012, há mais e pretende-se que o inicio seja no mês de Maio, se tudo correr bem, para o próimo ano de 2013, será uma realidade ver as Caldas de São Lourenço no concelho de Carrazeda de Ansiães, a laborar em pleno e felizmente foi preciso vir a crise, para aproveitar o que temos, há males que vêem por bem, é a vida.
08 novembro 2011
07 novembro 2011
Ipsis verbis: pela qualidade e profundidade do desempenho
(...)"O sentido da vida e da missão do presbítero é determinado pela qualidade e profundidade da sua experiência de comunhão" (...)
(...) "há que superar entraves graves à experiência fraterna e comunitária, tais como: atitudes individualistas e narcisistas; comportamentos de isolamento; busca de promoção pessoal; competição; tendência pelo luxo, pela mordomia e aburguesamento; crítica negativa “intriga eclesiástica” e a submissão por conveniência." (...)
(D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda na sua primeira Carta Pastoral, intitulada “O Seminário como um laboratório de esperança para o presente do futuro”).
Daqui
Num mundo pautado pelo consumismo, pelo efémero e a futilidade, pela notoriedade passageira e o exibicionismo, pelo individualismo, o conformismo e a acomodação; é sempre bom recordar que há outros valores, quiçá mais altos...
(...) "há que superar entraves graves à experiência fraterna e comunitária, tais como: atitudes individualistas e narcisistas; comportamentos de isolamento; busca de promoção pessoal; competição; tendência pelo luxo, pela mordomia e aburguesamento; crítica negativa “intriga eclesiástica” e a submissão por conveniência." (...)
(D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda na sua primeira Carta Pastoral, intitulada “O Seminário como um laboratório de esperança para o presente do futuro”).
Daqui
Num mundo pautado pelo consumismo, pelo efémero e a futilidade, pela notoriedade passageira e o exibicionismo, pelo individualismo, o conformismo e a acomodação; é sempre bom recordar que há outros valores, quiçá mais altos...
06 novembro 2011
"Som das musas" em Vila Flor
Em Novembro, Vila Flor, em Trás-os-Montes, recebe a quinta edição do Festival “Som das Musas”, que, este ano, se irá realizar de 11 a 13 de Novembro.
Com direcção artística do músico e compositor Pedro Caldeira Cabral, a edição de 2011 apresenta-se em formato mais reduzido, mas garante a organização que “ não deixa de ter a qualidade habitual”.
A programação continua a ser diversificada e reunirá o fado, a música medieval e a música clássica.
Cuca Roseta (no dia 11 de Novembro), o grupo La Batalla (no dia 12) e a Orquestra de Jovens Musicos da Esproarte (no dia 13), serão os convidados que irão actuar no festival.
(...)
Daqui
Depois do fim do festival de música medieval, ficaram... as musas da Veiga; e que inspiraram?...
05 novembro 2011
Harmonizar, propagandear ou arte?
"O galardoado arquitecto português Eduardo Souto Moura vai conceber a
central hidroeléctrica da barragem de Foz Tua, no Nordeste Transmontano,
com o desafio de harmonizar a edificação com a paisagem do Douro
Património da Humanidade." (...)
Daqui
Daqui
03 novembro 2011
E esta?
Uma variedade longal de Carrazeda na capital das castanhas
(Feira da castanha - Vinhais 2011)
Carrazeda (s), há muitas.....
29 outubro 2011
Não pode perder uma entrevista à Sr.ª Ministra
da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território em que ficamos a saber:
- que recebe informações falsas do seu secretário de estado que vê enormes paredões (barragem do Tua) onde não existem;
- que decide o abate de árvores protegidas com base em informações falsas;
- que não sabe que o escritório de advogados Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva e Associados, onde trabalhou antes de ir para o Governo, tem como cliente a concessionária da barragem do Tua, a EDP;
- que nada manda sobre o ambiente e o ordenamento do território...
- que sabe do mau negócio das barragens (16 mil milhões do erário público), porém...;
Imperdível!
27 outubro 2011
Relatório da vistoria ao novo cemitério municipal
Recebemos o seguinte email:
"Relativamente ao cemitério e às historias que dele fazem envio um relatório de vistoria feito por quem supostamente sabe do assunto.
Relembro as palavras de um elemento PSD da Assembleia Municipal "Estamos a propor o alargamento do cemitério velho como uma visão futurista" (...)
Que têm de futurista PLANTAR campas no meio da VILA ?
Enfim! Já agora a titulo de nota o actual relatório de vistoria foi encomendado pelo actual presidente, mando-lho em anexo se entender partilhar pelos carrazedenses para eles poderem tirar efectivamente as suas conclusões mas desta vez fundamentadas e sem serem manipulados. Cumprimentos
Para uma melhor compreensão da ampliação do velho cemitério, ou talvez não, aqui fica parte do relatório da Associação de Municípios da Terra Quente:
Para ler o relatório na totalidade siga esta ligação:
http://memoriadopensar.blogspot.com/2011/10/vistoria-ao-novo-cemiterio-realizada-em.html
"Relativamente ao cemitério e às historias que dele fazem envio um relatório de vistoria feito por quem supostamente sabe do assunto.
Relembro as palavras de um elemento PSD da Assembleia Municipal "Estamos a propor o alargamento do cemitério velho como uma visão futurista" (...)
Que têm de futurista PLANTAR campas no meio da VILA ?
Enfim! Já agora a titulo de nota o actual relatório de vistoria foi encomendado pelo actual presidente, mando-lho em anexo se entender partilhar pelos carrazedenses para eles poderem tirar efectivamente as suas conclusões mas desta vez fundamentadas e sem serem manipulados. Cumprimentos
Para uma melhor compreensão da ampliação do velho cemitério, ou talvez não, aqui fica parte do relatório da Associação de Municípios da Terra Quente:
Respingos:
"Efectuadas as sondagens referidas anteriormente verificou-se
que em todos os locais o solo se encontrava seco"
(...)
"Verificados os pavimentos exteriores executados no cemitério
(…) não se detectou qualquer tipo de abatimento sendo necessários apenas alguns
trabalhos de limpeza (remoção de vegetação espontânea essencialmente nas zonas
de saibro e de gravilha) para que fiquem completamente operacionais."
(...)
"Relativamente às actuais condições do solo no interior do
cemitério nas zonas destinadas quer a sepulturas quer a ossários e jazigos,
este está em condições de ser utilizado."
Para ler o relatório na totalidade siga esta ligação:
http://memoriadopensar.blogspot.com/2011/10/vistoria-ao-novo-cemiterio-realizada-em.html
26 outubro 2011
dívidas
Municípios em endividamento excessivo por causa do OE de 2012
Albufeira, Alcochete, Aljustrel, Almeida,
Alvaiázere, Amares, Angra do Heroísmo, Arcos de Valdevez, Arganil,
Arraiolos, Arruda dos Vinhos, Avis, Azambuja, Barcelos, Barrancos,
Barreiro, Beja, Bombarral, Cabeceiras de Basto, Câmara de Lobos,
Caminha, Cantanhede, Carrazeda de Ansiães, Castro Daire, Chamusca,
Chaves, Entroncamento, Estarreja, Estremoz, Évora, Ferreira do Alentejo,
Ferreira do Zêzere, Funchal, Golegã, Gondomar, Gouveia, Grândola,
Guarda, Horta, Lagos, Lisboa, Lousã, Madalena, Maia, Manteigas, Mértola,
Mira, Miranda do Corvo, Moita, Monção, Monforte, Nisa, Óbidos,
Odivelas, Olhão, Oliveira de Frades, Oliveira do Bairro, Ourém, Palmela,
Paredes de Coura, Penafiel, Penela, Peniche, Peso da Régua, Pinhel,
Ponta do Sol, Ponte da Barca, Porto de Mós, Porto Moniz, Póvoa de
Lanhoso, Póvoa de Varzim, Ribeira de Pena, Rio Maior, Sabugal, Santa
Maria da Feira, Santa Marta de Penaguião, Santarém, Santiago do Cacém,
São João da Pesqueira, São Pedro do Sul, Santiago do Cacém, Serpa,
Sertã, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sobral de Monte Agraço, Soure, Sousel,
Tomar, Valença, Valpaços, Velas, Vidigueira, Vila de Rei, Vila do
Bispo, Vila do Conde, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Famalicão,
Vila Nova de Paiva, Vila Praia da Vitória, Vila Real de Santo
António, Vila Verde e Vila Viçosa.
Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/orcamento-do-estado-atira-103-camaras-para-o-vermelho=f682854#ixzz1bv1abjcp
Dívidas... que dívidas!!!?
Mas não estamos a alargar um cemitério, quando temos um novo construído?
22 outubro 2011
Estado da arte: austeridade 2
O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, recebe todos os
meses cerca de 1400 euros por subsídio de alojamento apesar de ter um
apartamento seu na área de Lisboa onde reside durante toda a semana.
Daqui
Muito agradecido ao senhor ministro pelo seu exemplo: pretende endireitar as costas do Estado distribuindo sacrifícios de forma igual por todos.
Daqui
Muito agradecido ao senhor ministro pelo seu exemplo: pretende endireitar as costas do Estado distribuindo sacrifícios de forma igual por todos.
Estado da arte: austeridade
O Centro Hospital do Nordeste é a
unidade de saúde nacional que gastou mais em combustíveis nas viaturas
de serviço dos membros do Conselho de Administração. E foi o segundo
mais gastador em despesas de telemóvel, diz o Tribunal de Contas.
Daqui
Austeridade? Para quem?
Daqui
Austeridade? Para quem?
21 outubro 2011
Ipsis verbis: emprego de licenciado
«Agora, tudo que é licenciado e não tem emprego, vai para administrador hospitalar»,
presidente do Sindicato dos Enfermeiros ao referir que o hospital de Bragança tem «três administradores para a máquina de lavar roupa»
Daqui
presidente do Sindicato dos Enfermeiros ao referir que o hospital de Bragança tem «três administradores para a máquina de lavar roupa»
Daqui
20 outubro 2011
O pelintrão
Depois do átomo, do neutrão, do protão e do electrão, descobriu-se o pelintrão!
O pelintrão é um portuga sem massa e sem energia, mas que suporta qualquer carga.
(recebido por email)
O pelintrão é um portuga sem massa e sem energia, mas que suporta qualquer carga.
(recebido por email)
Desgraças
"A CP, Comboios de Portugal, ameaça pôr fim ao Comboio Histórico no Douro caso não encontre parceiros para financiar o serviço
que em 2011 custou 150 mil euros, avança a Lusa."
"Um morto e um ferido ligeiro é o resultado de um
acidente de viação, cerca das 6.00 horas da manhã desta quinta-feira, na
Estrada Nacional 213, na freguesia de Meireles, Vila Flor.
Dois
veículos ligeiros chocaram de frente numa curva aberta e com boa
visibilidade. Em cada um dos carros seguia apenas o respectivo condutor."
As estações meteorológicas de Bragança e
Mirandela registaram na primeira semana de Outubro as temperaturas mais
elevadas desde 1941.
Qual será a razão, que da região e particularmente do concelho, só noticiarem situações desagradáveis?
Não haverá algo de positivo, de exemplar, de motivador para partilhar e os portugueses conferirem?
Será culpa dos editores das publicações, dos jornalistas que as noticiam ou de nós que não fazemos algo positivo que seja objeto de nota?
16 outubro 2011
Qvosque tandem abvtere, Catilina, patientia nostra?
Perguntem:
Para onde vão os cortes nos salários, os abatimentos das prestações sociais, a diminuição no tempo do ordenado mínimo, a diminuição das deduções fiscais em sede de IRS...?
Para onde vai o dinheiro do 13.º mês, do subsídio de férias, do congelamento e dos abatimentos dos salários dos funcionários públicos?
Algumas respostas:
Para onde vão os cortes nos salários, os abatimentos das prestações sociais, a diminuição no tempo do ordenado mínimo, a diminuição das deduções fiscais em sede de IRS...?
Para onde vai o dinheiro do 13.º mês, do subsídio de férias, do congelamento e dos abatimentos dos salários dos funcionários públicos?
Algumas respostas:
Centro Cívico – 5 000 000 €
Cemitério – 1 300 000 €
Piscina Municipal 1 000 000 €
Parque radical 300 000 €
Putativa dívida das Águas de Carrazeda ao Município 1 000 000 €
Mercado Municipal ?????
...
Apelo à solidariedade
Paróquia de Carrazeda de Ansiães apela à solidariedade
Daqui
15 outubro 2011
Árvore de Natal: Carlos Fiúza
A usança não muito antiga de prendar as crianças com
brinquedos por intercessão do menino Deus foi o pretexto para se introduzir em
montras e em lares a paisagem nórdica, onde uma árvore cintilante e ornamentada
expõe brinquedos que o velhote das barbas trouxe às crianças.
A árvore de Natal traz, porém, consigo a evocação do culto
tradicionalista da floresta, em que a personificação das coisas da natureza
toma aspetos de religião, cujo deus supremo era Odin ou Wolan, de espírito
essencialmente guerreiro.
Claro que os cultos nórdicos têm a sua poesia, mas não é em
Portugal o ambiente que lhes deve quadrar.
Na arte pictoral da nossa terra os temas do nascimento do
menino Deus, a adoração dos Pastores e dos Magos, enfim, a simbologia do presépio
ocupou sempre um lugar de honra.
E na inventiva popular, desde os presépios de barro, sempre o
caráter tradicionalmente cristão de Portugal se vincou sem a presença de
qualquer traço evocador das florestas nórdicas com natural ambiente de
frialdade nívea e niveal.
A candura da inocente esperança das crianças nas dádivas de
um menino Deus que lhes dê brinquedos, de noite, pela chaminé, não tem
comparação possível com a desgraciosa ideia de um barbichas insignificativo,
que traz os “bonitos” não sabem elas donde nem porquê.
Uma petizita que eu bem conheço ouviu falar no menino Jesus e
nos brinquedos que ele dava pelo Natal, quando ela punha o “sapatinho na
chaminé”.
Ora, um dia essa tal criança viu no jornal o velho Pai-Natal.
Indagou: “O que é isto?”
Disseram-lhe: “O Pai-Natal”.
A miúda não percebeu. Alguém ajuntou que o velho distribuía
brinquedos e os deitava pela chaminé. Mas, como tal função cabia em seu
espírito ao menino Deus, a petiza exclamou:
“… Ele parece mais um “gigante parlapatão”. Se calhar, ele
quer é tirar os brinquedos ao menino Jesus”.
Suponho que entre a imagem infantil de Cristo recém-nascido
nas palhas do presépio e o mostrengo de barbas brancas não há que hesitar na
escolha…
A nudez, na graça pueril, representa para os adultos a lição
da inocência da “criança divina”…
Os trajos vermelhos do velho apenas poderão lembrar o culto
do fogo!
Portugal, qual criança, aí tem o seu “novo Natal”…
…com novos “brinquedos” tirados, quiçá, ao próprio Menino
Jesus!
Carlos Fiúza
Pensar dos leitores: Obrigado Sócrates
Poderia estar aqui uma noite a evocar muitos
exemplos.
Apenas lembro que comparativamente aos miseros tostões que as nossas rodovias custam, na ultima década gastaram-se milhões, em vias(tipo auto estrada) em todo o país(litoral,alentejo,etc), que delas beneficiaram muitos anos a custo zero.
Fazem-nos ums míseros 9 kms de auto-estrada, junto de Bragança e abriu logo a cobrar, enquanto as restantes com anos e anos de uso, ainda vai ser...(a ver vamos).
Eu chamo isto um insulto á dignidade dos Transmontanos.Iniciavam a cobrança nas que já referi e embora discorde, que fosse depois na A-4.
Claro que alguns troços vão ficar por completar e há conterrâneos que acham bem,é culpa do Sócrates.
Diga-se em abono da verdade, nunca antes ninguém tinha tido a coragem de investir como ele em acessos na nossa região, o que é de toda a justiça,também somos Portugal!
Se pudesse colocava lá uma faixa"OBRIGADO SÓCRATES"
E então que dizem da retirada de serviços publicos do interior nordestino, cingindo-os a uma corda ao longa do actual IP4?
Como é que o Ti Jaquim vai depois á vila resolver um problema da segurança social, do registo ou das finanças?
É isto justiça,igualdade?
A.A
Apenas lembro que comparativamente aos miseros tostões que as nossas rodovias custam, na ultima década gastaram-se milhões, em vias(tipo auto estrada) em todo o país(litoral,alentejo,etc), que delas beneficiaram muitos anos a custo zero.
Fazem-nos ums míseros 9 kms de auto-estrada, junto de Bragança e abriu logo a cobrar, enquanto as restantes com anos e anos de uso, ainda vai ser...(a ver vamos).
Eu chamo isto um insulto á dignidade dos Transmontanos.Iniciavam a cobrança nas que já referi e embora discorde, que fosse depois na A-4.
Claro que alguns troços vão ficar por completar e há conterrâneos que acham bem,é culpa do Sócrates.
Diga-se em abono da verdade, nunca antes ninguém tinha tido a coragem de investir como ele em acessos na nossa região, o que é de toda a justiça,também somos Portugal!
Se pudesse colocava lá uma faixa"OBRIGADO SÓCRATES"
E então que dizem da retirada de serviços publicos do interior nordestino, cingindo-os a uma corda ao longa do actual IP4?
Como é que o Ti Jaquim vai depois á vila resolver um problema da segurança social, do registo ou das finanças?
É isto justiça,igualdade?
A.A
Subscrever:
Mensagens (Atom)














