30 junho 2008

Centro de Arte Contemporânea de Bragança inaugurado

Abre esta segunda-feira, em Bragança, o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.

O projecto com a assinatura do arquitecto Souto Moura teve um custo global de quase 5,2 milhões de euros e tem o nome da pintora transmontana Graça Morais, que será também a principal dinamizadora deste novo espaço.

O município de Bragança quer transformar num "edifício cultural de referência nacional e ibérica" este projecto transfronteiriço, que envolve também a construção de um museu sobre a mesma temática na cidade espanhola de Zamora, da autoria do arquitecto Rafael Moneo.

O Centro de Arte Contemporânea é o primeiro do género no Nordeste Transmontano e vai ter uma exposição permanente de pintura e desenho de 1983 a 2005 de Graça Morais, distribuída por sete salas.

No espaço dedicado à pintora transmontana serão também dinamizados programas específicos para as escolas, Workshops temáticos, ateliês de artes plásticas, encontros com artistas plásticos, projectos de cooperação e visitas guiadas, entre outras actividades.

2 comentários:

Helder Carvalho disse...

Estou morto por conhecer o espaço e a obra exposta. Fiquei á espera que o Expresso, jornal de referência trouxesse algum artigo sobre o evento. Li um pequeno paragrafo. Porque será!

Anónimo disse...

INVEJOSO....!